O crescimento desordenado da população e os avanços tecnológicos que surgiram com ele, muitas vezes trouxeram consequências amargas para a natureza e também para nós, seres humanos.
Uma das maiores preocupações relacionadas ao meio ambiente é o aumento progressivo da contaminação e poluição do ar, que se intensifica desde a primeira metade do século XX, com a revolução industrial, com o aumento do número de indústrias que lançam poluentes na atmosfera.
Embora sejam mais comumente usados como sinônimos, poluição e contaminação são termos que possuem significados bem diferentes. Não sabe quais são? Então descubra nesse artigo.
Qual a diferença entre contaminação e poluição?
Poluição é o ato de poluir como também a degradação do meio ambiente, causada pela ação do ser humano ou qualquer outro fator, tornando-o prejudicial à saúde. Essa é uma situação em que há interferência de fatores estranhos, resultando em um desequilíbrio.
Contaminação é a presença de uma substância onde ela não deveria existir, como um solo que não contém cádmio passa a ter após o depósito de resíduos que contém esse elemento.
Portanto, toda poluição é uma contaminação, mas nem toda contaminação é uma poluição.
Poluição do ar
Conhecida também como poluição atmosférica, a poluição do ar refere-se à contaminação do ar por gases, partículas em suspensão e até mesmo, energia. Essa poluição se dá por substâncias conhecidas como poluentes atmosféricos, estando o dióxido de carbono, dióxido de enxofre e ozônio entre os principais que causam sérios danos à nossa saúde.
O ozônio é um gás oxidante e citotóxico, podendo causar irritação nos olhos e diminuição da capacidade pulmonar. Já o dióxido de enxofre causa irritações nas vias aéreas e superiores.
O dióxido de carbono, conhecido por ser um dos causadores do efeito estufa, é produzido no processo de respiração celular, porém, possui outras fontes que causam boa parte da poluição do ar, como a queima de combustíveis fósseis.
Impactos no meio ambiente
A natureza pode sofrer impactos diferentes de acordo com o tipo de poluição do ar. Entre os principais efeitos se destacam:
Chuva ácida, causada pela acidificação da atmosfera;
Diminuição da camada de ozônio, causando o aumento da quantidade de raios UV;
Efeito estufa;
Eutrofização, que nada mais é do que um processo onde a poluição do ar é depositada em corpos hídricos por precipitação, gerando mudanças nos nutrientes presentes.
Devido à gravidade dos impactos ambientais, diversas entidades foram criadas para tentar amenizar o problema, como o Greenpeace e o CONAMA, no Brasil.
Dicas para reduzir a poluição do ar
Tudo o que consumimos deixa rastros no planeta Terra, portanto, separamos algumas dicas que o ajudarão a contribuir com a melhora da qualidade do ar:
Tente usar transportes alternativos para se locomover até o trabalho, como caminhar, bicicletas, patinetes ou até mesmo, transporte público;
Procure reciclar seu lixo, pois isso ajuda a diminuir o consumo de energia para fabricar novos produtos;
Escolha produtos de empresas com responsabilidade ambiental;
Aposte nas soluções de filtragem de ar da Solufil.
Todos os anos os governos gastam milhões em tratamentos de saúde para a população, devido a isso, foram criadas diversas campanhas ao redor do mundo para promover um ar mais puro, como o dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1974, pela ONU, na tentativa de sensibilizar governantes e cidadãos a protegerem a natureza.
Conheça as soluções em filtragem da Solufil e ajude a proteger não apenas o meio ambiente, mas também, sua saúde.